Migramos o blog


Olá amigos agradeço a todos que nos acompanhou até aqui por isso para melhor administramos e atender aos leitores visando segurança e qualidade migramos o nosso blog para:

http://ebdconnect.wordpress.com/

todas as nossas postagens até aqui estão todas lá, a partir deste momento todas as novidades estarão postadas por lá aguardamos a sua visita e será um prazer ter vocês conosco lá.

Eu & a terceira idade - Juvenis

Published by . under


Geralmente há muita discriminação dos jovens em relação aos idosos, isso se deve principalmente pela falta de orientação sobre o assunto, este tema dificilmente é abordado para discussão, no nosso meio. Creio, que o nobre professor tenha encontrado certa dificuldade, até mesmo para encontrar referências bibliográficas que pudessem lhe auxiliar na ministração desta lição, não é mesmo?
Aproveite para perguntar aos seus alunos se eles convivem com pessoas idosas e como tem sido o seu relacionamento com elas, como elas se comportam e em que se ocupam.


Introdução
 
Apesar de hoje a terceira idade ser um assunto muito debatido em vários meios de comunicação e em órgãos humanitários, mas pouco se tem falado sobre isso em nossas igrejas, e principalmente sobre o respeito e admiração que devemos ter por estas pessoas.
O jovem talvez não se importe muito com o assunto, justamente porque acha que, sempre será forte e saudável e que a velhice é uma coisa que tardará. Leve seu aluno a refletir nas palavras do salmista “O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa” (Sl 144.4).

1. O que se entende por terceira idade?
 
A terceira idade é a denominação dada à faixa etária da vida humana que inicia aos sessenta anos.  O salmista referiu-se a ela: “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.” (Sl 90.10)
Ë importante, no entanto que se compreenda, que apesar das limitações físicas, sociais, econômicas e emocionais, velhice não é sinônimo de inutilidade.

2.Como se relacionar com idosos?
 
Muitas pessoas desprezam os idosos, inclusive suas próprias famílias, abandonando-os e, muitas vezes os maltratando. O cristão é chamado, a ser diferente em todos os aspectos, inclusive neste que tratamos.
A diferença de idades, não significa que devemos criar um abismo entre os jovens e os idosos, as gerações precisam se comunicar, para que haja aprendizado de ambas as partes. O jovem, só alcançara a verdadeira maturidade, se levar em consideração, que é necessário ouvir pessoas que muito já lutaram e por vezes apanharam da vida. Pessoas que carregam consigo muito conhecimento.
Listo aqui algumas coisas que podem facilitar o relacionamento entre jovens e idosos:
- Cumprimente-os;
- Trate-os com cordialidade e respeito;
- Ouça o que eles têm a dizer;
- Compartilhe de suas emoções;
-Não os critique, o fato de uma pessoa idosa desconhecer de algo da “moda” não significa que ele seja um total ignorante;
- Ore por eles;
- Dê carinho e atenção;
-Ouça suas histórias e aprenda com elas.

3. O papel da igreja.
 
É importante que a igreja também se preocupe com a terceira idade, por meio de:
- classes especiais na escola dominical;
- assistência médica e alimentar ao idoso;
- franquear oportunidades para que o idoso mostre suas habilidades.
- promover cursos durante a semana para que estejam juntos conversando, lendo a Palavra, orando.

4. Deus também usa os idosos.
 
Se verificarmos a Bíblia de forma minuciosa todos os grandes personagens, veremos que Deus usou grandiosamente grandes homens e mulheres na sua velhice.
 Abraão é um grande exemplo. Além dele, lembramos de Calebe, que quando da tomada da terra de Canaã, foi conversar com Josué para reinvidicar a sua herança na terra prometida, ele tinha oitenta e cinco anos. Ele se achava tão forte como no tempo em que Moisés o designou para espiar a terra prometida.

Além de exemplos bíblicos, com certeza, temos grandes exemplos no nosso meio, por exemplo: Billy Graham, Jhon Stott, Russel Shedd, Dra. Albertina Malafaia, Pr. Geziel Gomes, entre outros. Tenho certeza que na sua igreja também tem muitos outros grandes exemplos.

 Fonte:http://olharcristao.blogspot.com/


No responses yet

Radio Vox Dey

LEIA GRATIS A REVISTA ABNB

Conheça a SBB

SBB Notícias

Archives

Followers